As juntas de vedação são produtos utilizados em conexões flangeadas para manter o vazamento dos fluidos e óleos em níveis aceitáveis para o bom funcionamento dos sistemas. Ou seja, protege a contaminação dos circuitos próximos, evitando a passagem de água, óleo e componentes gasosos.
Além disso, as juntas de vedação são produzidas em diversos materiais, bem como contam com vantagens e características essenciais para compor os motores automotivos. É justamente sobre esse assunto que a Juntalima irá falar. Siga a leitura e conheça as principais!
Vantagens das juntas de vedação
Há diversas vantagens de investir nas juntas de vedação, portanto, o blog Juntalima reuniu as três principais, veja!
1. Vedação eficiente dos fluidos
A primeira vantagem que as juntas de vedação oferecem é a proteção contra vazamentos excessivos dos fluidos do motor. Isso se deve a maciez do produto, que ao ser apertado nas conexões, preenchem todos os espaços e irregularidades, impedindo a passagem de óleos, água ou gases.
2. Resistência a altas temperaturas e mecânica
Além disso, as juntas de vedação são resistentes a altas temperaturas, apesar da fabricação ser feita em materiais flexíveis. Isso porque o produto é aplicado no motor, onde é submetido a temperaturas mais altas. Essa característica evita o derretimento ou desgaste dos componentes.
Outro diferencial é a resistência mecânica das juntas de vedação, que proporciona menor desgaste das peças e aumenta o tempo de vida útil.
3. Proteção contra a ações químicas
Por fim, as juntas de vedação contam com proteção contra os efeitos da água, óleo e fusão de gases. Ou seja, são eficientes em contato com esses fluidos, evitando a penetração das substâncias.
Conheça as características da vedação automotiva
Além das vantagens citadas anteriormente, as juntas de vedação são versáteis, já que podem ser produzidas em diversos tamanhos e materiais. Portanto, não será difícil encontrar o modelo ideal para o seu veículo. Entre os principais, podemos citar:
Papel hidráulico não amiantado: o produto é composto por fibras, aditivos e elastômeros. Assim, é uma opção com alta resistência química, não poluente e de uso universal.
Junta de vedação de aço: as juntas de aço são recicláveis, resistentes e contam com maleabilidade.
Borracha: por fim, a junta de vedação confeccionada em borracha é conhecida pela excelente flexibilidade, bem como por garantir maior segurança para os projetos.
Aplicações das juntas: dos automóveis ao meio industrial
A versatilidade das juntas de vedação fazem com que sejam produtos requisitados em diversos setores automotivos e industriais. Confira os principais!
No setor automotivo (veículos aéreos, rodoviários e marítimos):
- aviões;
- tratores;
- caminhões;
- ônibus;
- carros;
- motos;
- navios;
- e muito mais!
Nas indústrias:
- alimentos;
- petroquímica;
- petrolíferos;
- química.
No site da Juntalima você encontra o que há de melhor no segmento de juntas de vedação. Combinamos produtos de alta qualidade, com preço justo e uma diversidade incrível de juntas:
- papel hidráulico não amiantado;
- papel amiantado;
- aço;
- borracha;
- aço multicamadas (MLS – multi laver steel), camadas de lâminas de metal revestidas com borracha.
Esse conteúdo foi útil para você? Continue no blog da Juntalima e leia também sobre os principais tipos de juntas automotivas!