tipos de juntas automotivas

O mercado oferece dois tipos de juntas automotivas: silicone e vedação. Dessa forma, saber escolher o produto mais adequado para o seu veículo é essencial, já que são peças necessárias para vedar o cabeçote ao motor e outros componentes do automóvel. Ou seja, são indispensáveis para controlar a temperatura interna do motor, evitar vazamentos de gases contaminantes e permitir a circulação correta do óleo lubrificante e líquido de arrefecimento.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre as características e aplicações dos tipos de juntas automotivas, a Juntalima reuniu tudo sobre o assunto. Siga com a gente e conheça esses componentes automotivos essenciais para o funcionamento do seu veículo!

Junta de silicone: conheça mais sobre esse selante automotivo

Um dos tipos de juntas automotivas requisitadas em sistemas flangeados é a junta de silicone. Esse é um produto conhecido também como cola de junta ou trava química, feito a base de silicone oxímico, ingrediente não corrosivo, de baixo odor e volatilidade, recomendado para vedação em projetos expostos a altas temperaturas. 

O selante deve ser aplicado em peças limpas e endurece longe da circulação de ar. Dessa forma, conta com resistência a óleos, gases, fluidos refrigerantes, solventes e altas temperaturas. Essa última característica faz com que esses tipos de juntas automotivas suportem até 300°C.

 tipos de juntas automotivas

Aplicações

Afinal, em quais componentes do veículo esses tipos de juntas automotivas podem ser úteis? O modelo de silicone é indicado para aplicação em caixa câmbio, tampa de distribuição, caixa termostato, bomba d’ água, motor e outros. 

Vantagens 

Além disso, os tipos de juntas automotivas de silicone contam com diversas vantagens, as principais são:

  • mantém a tensão de vedação, evitando vazamentos;
  • cobre todos os espaços vazios;
  • resistente à corrosão, agentes químicos e rupturas;
  • distribui stress de maneira uniforme, impedindo rachaduras;
  • conta com fácil aplicação.

Junta de vedação: as principais características do componente de vedação

Outros tipos de juntas automotivas disponíveis para atender as necessidades de diversos veículos, são as juntas de vedação. Esse produto pode ser fabricado em diversos formatos, para encaixar na peça que será vedada. Assim, o material deve ser aplicado em estruturas conectadas, depois é necessário pressioná-lo.  

Atuam no preenchimento dos espaços da superfície e impedem vazamentos de fluidos. Vale ressaltar que esses tipos de juntas automotivas são fabricadas em diversas matérias-primas, como: borracha, papelão hidráulico, aço, juntas de aço multicamadas, grafite flexível e outros. 

 tipos de juntas automotivas

Aplicações

A junta de vedação tem a função de impedir a passagem de água, óleo e outros fluidos em circuitos próximos, que não devem ser contaminados. Portanto, é requisitado em diversos tipos de conexões do motor.

Vantagens 

É claro, que esse produto automotivo também oferece diversas vantagens para os veículos, por exemplo:

  • resistência á óleo, água e gases;
  • proteção contra a ação mecânica;
  • excelente vedação;
  • diversidade de formatos, tamanhos e materiais.

O melhor lugar para comprar tipos de juntas automotivas 

A Juntalima está no mercado há mais de 28 anos oferecendo os melhores tipos de juntas automotivas. Com ferramentas de alta performance e profissionais capacitados, trazemos sempre o que há de mais novo e moderno na indústria. Ou seja, nossa linha é uma das mais completas e atualizadas do setor, contando com os melhores lançamentos. 

Além disso, prezamos pela qualidade dos produtos, atendimento excelente e cuidado com a saúde e meio ambiente! Em nosso site você encontra tudo o que precisa para manutenção automotiva.

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Juntalima e do setor de automóveis em primeira mão? Continue acompanhando as novidades do blog e siga nossa página no Instagram!

juntalima logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *